Buscar

WMS e Sistema especialista em Supply Chain: diferenças e benefícios


Nos últimos anos a tecnologia se tornou um dos maiores aliados no crescimento de empresas, oferecendo agilidade, assertividade e, consequentemente, uma vantagem competitiva. A possibilidade de otimizar processos envolvidos na cadeia de suprimentos através da tecnologia é o que faz com que pequenas e grandes empresas recorram a sistemas especialistas em diferentes áreas, para melhorarem seus resultados e se destacarem no mercado.


Nesse texto vamos abordar dois tipos de sistemas que podem trabalhar de forma integrada, potencializando os resultados de empresas do comércio.


O que é WMS


WMS é a sigla para Warehouse Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Armazém. WMS é um sistema utilizado para gerenciamento e automatização dos processos logísticos envolvidos no centro de distribuição. Na prática, o WMS é utilizado para gestão do estoque físico, indicando onde armazenar, apontando a localização dos produtos e otimizando o espaço utilizado, entre outras funcionalidades relacionadas a armazenagem e movimentação de mercadorias.


O sistema de gerenciamento de armazém possui diversas possibilidades de implementação e complexidade, podendo ser aplicado em planilhas e documentos, até sistemas robustos e personalizados – dependendo da necessidade da empresa.

Alguns benefícios da utilização desse sistema são:

  • Redução de custos operacionais;

  • Otimização do espaço utilizado no estoque;

  • Automação de processos de movimentação e armazenagem;

  • Informações em tempo real dos processos logísticos;

  • Maior controle com uma visão geral da armazenagem dos suprimentos.


O que é um sistema especialista em Supply Chain


Supply Chain, é um termo em inglês que tem como tradução “Cadeia de Suprimentos”. Podemos dizer que o Supply Chain é o caminho percorrido por um insumo ou produto desde a sua produção até o cliente final. Engloba todos os processos de compra, transporte, armazenamento, industrialização, venda do produto finalizado e distribuição desse produto para o consumidor final.


Um sistema especialista em Supply Chain atua em todos os elos da cadeia de suprimentos, fornecendo sugestões de compra com base no histórico de vendas, bem como indicação da reposição dos produtos. Ele também possui outras funcionalidades importantes que auxiliam na gestão da cadeia como a visibilidade de dados para o fornecedor, controle de divergências de produtos, entre outros.


Você poder ler mais sobre o que é Supply Chain clicando aqui.


Quais as diferenças fundamentais entre WMS e um sistema especialista em Supply Chain


Assim como um ERP e um sistema de Supply Chain são diferentes, mas trabalham juntos potencializando os resultados da gestão, o WMS e um sistema de Supply Chain também possuem diferentes funcionalidades e objetivos, mas podem trazer excelentes resultados trabalhando de forma integrada.


A maior diferença entre esses dois sistemas é a finalidade de cada um – são utilizados com objetivos diferentes. O sistema de Supply Chain tem como objetivo auxiliar na gestão de toda a cadeia de suprimentos, evitando excessos ou rupturas de produtos no estoque e garantindo a reposição correta dos insumos. Já o WMS tem como objetivo a gestão da cadeia no que diz respeito a armazenagem e movimentação dos produtos, garantindo que o espaço seja utilizado de forma otimizada e os produtos sejam encontrados facilmente.


Benefícios de um WMS integrado a um sistema de Supply Chain


O crescimento do e-commerce nos últimos anos transformou os padrões de consumo e aumentou as expectativas do consumidor - hoje o tempo gasto conta muito na decisão de adquirir ou não um produto. Isso fez com que muitas empresas fossem impulsionadas a automatizar cada vez mais seus processos para garantir a agilidade na venda.


A tecnologia surge como um grande aliado nesse despertar de empresas, auxiliando em uma gestão mais otimizada e assertiva. O WMS e o sistema especialista em Supply Chain são fundamentais na otimização de etapas essenciais na gestão da cadeia de suprimentos. Ambos sistemas possibilitam a automação de processos, reduzindo custos e liberando tempo operacional para empresas.


Além disso, o cruzamento de dados dos sistemas traz inúmeros benefícios para a cadeia de suprimentos. O sistema especialista em Supply Chain tem o papel de garantir que os suprimentos estejam disponíveis em gôndola na quantidade e momento certos, e é de grande valia que toda a armazenagem dos produtos esteja otimizada e organizada para o recebimento desses produtos.


Endereço

Rua 1822, 330, Sala 02 - Centro

88.330-484

Balneário Camboriú - SC -Brasil

Informações

contato@indikatore.com

(47) 3056-0470

(47) 99626-5621

Siga nossas redes sociais.

© 2020 - Indikatore