Buscar

O que é Supply Chain?

Atualizado: Jun 1




Quando vamos ao supermercado para fazer nossas compras habituais, o mínimo que esperamos é que todos os produtos que estavam na lista estejam disponíveis para compra, certo?

Vamos tomar como exemplo apenas um item e entender o processo que ele passou até chegar na nossa casa, após essa analogia será fácil entender o que é Supply Chain.



Supply Chain na prática


Hoje falaremos do café. Tudo começa com uma rigorosa seleção de sementes, depois da colheita elas passam pela secagem, torra e moagem, então o pó é separado e enviado direto para a embalagem. Ele fica armazenado por um tempo até ser negociado com um representante do supermercado e, após concluir a negociação, é transportado e armazenado para o CD (centro de distribuição) desse supermercado. Conforme a necessidade de venda, ele é transportado novamente para a loja de destino final, e só após esse procedimento, é colocado na gôndola para a compra. Esse processo é apenas um exemplo, mas serve para entendermos o que significa Supply Chain.


O que é Supply Chain


Supply Chain, é um termo em inglês que tem como tradução “Cadeia de Suprimentos”. Podemos dizer que o Supply Chain é o caminho percorrido por um insumo ou produto desde a sua produção até o cliente final. Engloba todos os processos de compra, transporte, armazenamento, industrialização, venda do produto finalizado e distribuição desse produto para o consumidor final.


Já conhecemos um pouco sobre a Cadeia de Suprimentos (Supply Chain), agora vamos saber um pouco sobre como gerenciar essa cadeia e como isso impactará em seu empreendimento, essa gestão ganhou até um termo próprio e muito conhecido “Supply Chain Management”.


Como funciona o gerenciamento da cadeia de suprimentos e que vantagens isso traz para a minha empresa?


O GCS (Gerenciamento da cadeia de suprimentos) é composto por três eixos:

1. Nos processos e negociações;

2. Tecnologias, iniciativas, automação dos processos, práticas e sistemas;

3. Estrutura da empresa, recursos e pessoas.

Através do gerenciamento da cadeia de suprimentos, o gestor de Supply terá acesso a informações e análises que auxiliarão nas tomadas de decisões, costumamos dizer que ele vai olhar para o passado, tomar decisões no presente e projetar o futuro. Isso tornará esse gerenciamento cada vez mais assertivo e a prova de erros.


Ao fazer uma previsão de demanda coerente com seu histórico de vendas, as compras de mercadorias serão mais assertivas, com isso, aumentará o giro dos produtos, evitará excessos no estoque e falta de mercadorias da gôndola, e não é só isso, evita-se também que o dinheiro fique parado no estoque em produtos que não foram vendidos, resultando em um aumento de saldo positivo no fluxo de caixa.


Esses recursos poupados podem ser destinados a outras iniciativas necessárias, como por exemplo, a expansão da própria empresa, ou investimento no mercado de ações com alta rentabilidade. Essas são algumas das vantagens competitivas alcançadas com o Supply Chain.


Além disso, o gerenciamento da cadeia de suprimentos não beneficia apenas a empresa que está coordenando essa gestão, mas traz melhorias para todos que, de alguma forma, fazem parte desse processo.

Através da boa comunicação entre os elos, todos os integrantes podem se beneficiar, os funcionários terão suas tarefas diárias facilitadas e de forma clara, os fornecedores poderão otimizar seus estoques evitando desperdícios e custos extras, as lojas do varejo evitarão rupturas de estoque com a reposição estratégica de mercadorias e o cliente encontrará o seu produto com facilidade - aqui no nosso blog, você pode conferir um texto sobre a resposta do consumidor a ruptura de estoque e como isso impacta seu negócio.



Então, podemos dizer que o Supply Chain Management é o gerenciamento de forma estratégica e sistemática das regras de negócio de uma empresa aplicada ao longo da cadeia de suprimentos, com o objetivo de melhorar o desempenho de todos que fazem parte dessa cadeia.



Agora que sabemos que os produtos que vamos buscar no supermercado mais próximo passou por inúmeras etapas e processos até chegar a nós, você não perde por esperar os próximos conteúdos sobre o tema. Acompanhe nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de todas as novidade!



Clique aqui para acessar nosso Linkedin


Endereço

Rua 1822, 330, Sala 02 - Centro

88.330-484

Balneário Camboriú - SC -Brasil

Informações

contato@indikatore.com

(47) 3056-0470

(47) 99626-5621

Siga nossas redes sociais.

© 2020 - Indikatore