Buscar

Como um sistema de Supply Chain integrado a um ERP podem ajudar seu negócio

Atualizado: Jun 1




O que é ERP


Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa é um sistema de gestão empresarial, responsável por interligar todas as informações de uma organização em um único software. Tais informações podem ser todos os dados e processos da empresa como recursos humanos, vendas, compras, dados gerenciais, transações, entre muitos outros.


O ERP é capaz de centralizar as informações em um único sistema e auxiliar os gestores no controle da empresa.


O que é um sistema especialista em Supply Chain


Supply Chain significa Cadeia de Suprimentos e de forma prática, é o caminho percorrido por um insumo ou produto desde a sua produção até o cliente final. O Supply Chain une todos os elos da cadeia de abastecimento, desde os processos de compra, transporte até o armazenamento, distribuição e venda ao consumidor final.

Com um sistema especialista em Supply Chain é possível fazer um gerenciamento da cadeia de suprimentos de forma assertiva, inteligente e integrada. Algumas das soluções alcançadas com esse sistema, por exemplo, são as previsões de venda baseadas em históricos de venda da empresa, a reposição automática de produtos através do planejamento de distribuição, a previsão de compras baseadas em cálculos estatísticos, entre outras.


Você pode ler mais sobre O que é Supply Chain aqui


Principais diferenças


1. Previsão de compras e venda


Os sistemas especialistas em Supply Chain ou Supply Chain Management (SCM) tem aplicações baseadas em machine learning, isto é, aprendizagem da máquina, que torna possível automatizar a construção de modelos analíticos. Com isso, o sistema trabalha juntamente com diversos cálculos estatísticos para trazer previsões futuras com os dados que a empresa já possui. As previsões de compra e venda do sistema são algumas das grandes diferenças entre um sistema especialista em Supply Chain e um ERP de Gestão.


2. Planejamento de distribuição dos produtos


Também conhecido como reposição automática ou DRP, os sistemas de Supply Chain são capazes de planejar automaticamente a distribuição dos produtos do CD (centro de distribuição) para as lojas, levando em consideração todos os fatores importantes como tempo de transporte, quantas vendas ocorrerão em cada loja e estoque de segurança. O DRP traz diversos benefícios como a diminuição da ruptura e cobertura de estoque, balanceamento de estoque, entre outros.


3. Melhoria na comunicação entre os elos da cadeia


Outra diferença importante é a melhoria na comunicação entre os elos da cadeia, já que o sistema de Supply Chain integra todos as etapas e processos do abastecimento. Na mesma plataforma, o gestor pode visualizar informações sobre as compras, vendas, transporte, estoque, fornecedores, tudo de forma integrada.


Vantagens da integração de um ERP ao Supply Chain Management


Tanto o ERP quanto o SCM tem diversas vantagens para organizações. Tais vantagens, são potencializadas quando os dois sistemas trabalham de forma integrada em uma empresa. O ERP trazendo as informações e dados da organização e o SCM integrando toda a cadeia de suprimentos e trazendo previsões estatísticas.


1. Análise estratégica de informações


Todas as informações fornecidas pelo ERP são analisadas estratégicamente pelo SCM através dos cálculos estatísticos do sistema. Essa combinação traz inúmeros benefícios para a gestão da empresa que passa a ter dados assertivos para a tomada de decisão.


2. Liberação de tempo operacional para pensar estrategicamente


Outro grande benefício é a automatização de processos, que libera tempo para que a equipe pense estrategicamente. Com o auxílio do sistema muitos processos são automatizados através dos cálculos estatísticos e do machine learning, assim, a equipe ganha tempo operacional para aplicar em outras questões como por exemplo, a expansão da empresa.


Essas são algumas das diferenças e informações importantes sobre o Sistema de Gerenciamento do Supply Chain e o ERP de Gestão. Tem se tornado cada vez mais fundamental, tanto em grandes corporações quanto em pequenas e médias empresas, a utilização de sistemas ERP e SCM, para gestão dos recursos e da cadeia de suprimentos.

#SupplyChain #ERP

Endereço

Rua 1822, 330, Sala 02 - Centro

88.330-484

Balneário Camboriú - SC -Brasil

Informações

contato@indikatore.com

(47) 3056-0470

(47) 99626-5621

Siga nossas redes sociais.

© 2020 - Indikatore