Buscar

A industria 4.0 aplicada aos Supermercados

Atualizado: Jun 1


A indústria 4.0 tem se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano empresarial, conceitos até então desconhecidos como Cloud, Sistemas preditivos, Analytics e Big data são algumas das ferramentas que estão modernizando e tornando mais competitiva as organizações. Essas tecnologias são abrangentes e podem ser aplicadas em diversos segmentos de negócios, entre eles o de abastecimento e planejamento de compras em varejos supermercadistas, esse conceito é denominado Supply Chain 4.0. Mas qual a importância e as vantagens geradas por essa nova formar de pensar o abastecimento/compras dos supermercados?


Em geral esse processo garante uma maior integração da cadeia de suprimentos e possibilita a visão de toda a perspectiva do ciclo logístico. Com isso as decisões se tornam mais rápidas, flexíveis e assertivas, possibilitando o aumento das vendas, diminuição dos níveis de estoques, redução da ruptura e aumento do fluxo de caixa da organização.


No Brasil não há números oficiais sobre a utilização dessa nova metodologia, porém ela vem combater a Ruptura de estoque, que é o maior inimigo dos supermercados brasileiros, segundo dados da Nielsen esse índice chegou ao patamar de 13,55% em 2017, em pesquisas anteriores a Nielsen indica que os supermercados brasileiros chegaram a perder 19% do potencial de vendas por falhas no processo de compra/abastecimento, apontando como um dos principais fatores para a construção desse numero a má execução no planejamento do pedido colocado ao fornecedor.

Nesse contexto, o Supply Chain 4.0 vem para modernizar e tornar os supermercados cada vez mais competitivos, sair na frente nessa nova formar de pensar o processo de compra/abastecimento pode trazer vantagens ainda maiores paras esses varejos, que estarão um passo à frente da concorrência se diferenciando pela maior disponibilidade dos produtos e um preço mais competitivos por meio do melhor gerenciamento dos custos envolvidos nesse processo.


Autor: Wendel Coelho – Eng. Produção e Consultor Supply Chain


#supplychain #logistica #reposiçao #compras #industria #supermercado

Endereço

Rua 1822, 330, Sala 02 - Centro

88.330-484

Balneário Camboriú - SC -Brasil

Informações

contato@indikatore.com

(47) 3056-0470

(47) 99626-5621

Siga nossas redes sociais.

© 2020 - Indikatore